Especialista contesta versão de acidente com sinalizador

Na última terça-feira (17), um torcedor do Athletico perdeu a mão após manejar o artefato

Um triste acidente fez um torcedor do Athletico perder a mão na última terça-feira (17). Wesley Pontes, torcedor do clube, teve a mão decepada após soltar um sinalizador no embarque de sua equipe para Porto Alegre, onde joga a final da Copa do Brasil contra o Internacional.

Leia Também: Flamengo enfrenta o Bayern na abertura do NBA G League International Challenge

A equipe do Tabela Carioca conversou com o especialista em fogos de artifícios Matheus Silva. Matheus é criador do canal Fogos de Artifícios e nos ajudou a entender melhor o episódio e elucidar algumas duvidas envolvendo esses produtos.

Tabela Carioca: Você soube do caso do torcedor do Athletico que perdeu a mão ao soltar um sinalizador? Qual a sua analise?

Matheus Silva: Eu fiquei sabendo do fato ontem mesmo. Quando vi as imagens, eu fiquei muito triste. É mais um acidente envolvendo fogos. Fogos é um produto muito perigoso, é preciso que a gente tenha muito cuidado. Quando estamos eufóricos, a gente acaba não tomando cuidados necessários.

O que aconteceu ali foi uma série de fatos errados. Ele não poderia ter soltado o rojão com tanta gente próxima. Da mesma forma que o acidentou, poderia ter acidentado outras pessoas. Os rojões são proibidos de soltar na mão. Justamente para evitar esse tipo de acidente. A maioria dos fogos mandam uma pequena base de plástico para que as pessoas soltem os foguetes encaixados na base. Tudo para não haver contato físico com o produto.

Os sinalizadores só explodem se estiverem com problema de fabricação. Tudo indica que aquilo seja um rojão. Pela explosão ter sido grande e ter feito o estrago que fez, parece ser um rojão, sim.

Tabela Carioca: Nas festas de torcedores, muitas vezes se utiliza rojões, fogos de artifícios, cascatas e sinalizadores. Você poderia informar as diferenças entre eles?

Matheus Silva: Todos esses produtos, rojões, sinalizadores, cascatas, eles são englobados como fogos de artifícios. Existem diversas classificações para os fogos de artifícios. As classificações variam da classe A, passando pela B, C, D e E. Esta última, é exclusiva para profissionais que fazem shows pirotécnicos.

Então, está sendo dito que ele estava utilizando um sinalizador, mas os sinalizadores não explodem. Pelo menos quando eles estão em bom estado. Os sinalizadores têm a função, apenas, de emitir um traçante, uma cor. O que está me parecendo, vendo as imagens, é que parece que aquilo era um morteiro, um rojão.

Tabela Carioca: A principio chegou a ser falado em rojão, mas foi confirmado que se tratava de um sinalizador. Quais os perigos desse tipo de objeto caso esteja vencido ou em condições ruins?

O mau uso dos fogos de artifícios, infelizmente, acarreta em muitos acidentes. Como foi o caso desse rapaz. Esse tipo de produto é muito perigoso. Depois que você perde o medo e começa a pegar confiança para soltar os fogos, você acaba extrapolando. O segredo é não perder o medo nunca. Sempre utilizar com cautela e responsabilidade.

Os fogos são produtos artesanais. Ele não tem como ser fabricado por máquinas. Pode, sim, ocorrer defeitos, mas é muito difícil. Na minha opinião, se o rapaz tivesse soltado o artifício com mais cautela, o acidente não teria acontecido.

A nossa equipe entrou em contato com a Torcida Os Fanáticos, mas até a publicação não obteve retorno.

Desde o episodio que vitimou o jovem Kevin Espada, a questão dos sinalizadores e fogos de artifícios ganhou um peso grande no futebol. Para quem não lembra, Kevin foi morto por um sinalizador naval em uma partida da Libertadores (2013) entre San José e Corinthians, em Oruro. Um torcedor do Corinthians soltou o artefato na direção da torcida do time peruano, e acabou acertando o jovem torcedor, que não sobreviveu. A Conmebol, a partir do ocorrido, optou por proibir os sinalizadores nas partidas.

Foto de destaque: Divulgação

Por: William FariaAnderson Rosa

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram