Com time renovado, Atletismo brasileiro melhora número de medalhas no Pan de Lima

Foram 16 medalhas, sendo seis douradas, superando as 13 conquistadas em 2015

 

Os Jogos Pan-Americanos de Lima/2019 foram um sucesso histórico para o Brasil, que bateu o seu recorde de conquistas no geral e em diversas modalidades. No Atletismo não veio o recorde, mas a marca foi melhorada em relação ao último Pan. Com campanha de seis ouros, seis pratas e quatro bronze, a delegação brasileira superou as 13 medalhas ganhas no Pan de 2015, em Toronto.

Leia também: Atletismo brasileiro conquista três medalhas nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Essa marca vem seguida de uma renovação na seleção de atletismo, que ficou em segundo lugar na modalidade, perdendo apenas dos Estados Unidos. Muitos dos atletas convocados fizeram sua estreia na competição, mas já mostraram grande potencial. Esse é o caso da velocista Vitória Rosa, ganhadora de três medalhas em Lima: ouro no 4x100m, prata nos 200m e bronze nos 100m.

Atleta do Pinheiros, Vitória Rosa conquistou três medalhas em Lima – (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

 

“Foi uma campanha excelente, a nossa quarta melhor participação desde o Pan de 1951. Nosso prognóstico era de cinco medalhas de ouro, vieram seis e poderíamos ter ganho mais algumas, mas é do jogo”, falou João Paulo Alves da Cunha, treinador-chefe do Brasil. “Além das 16 medalhas tivemos vários quarto lugares, alguns atletas fizeram a melhor marca da temporada. E as marcas dos atletas que ganharam ouro foram excelentes, como a do Darlan Romani, novo recorde pan-americano.”

Presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, acompanhou a competição à convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e se mostrou satisfeito com os resultados conquistados.

“Melhoramos muito a nossa campanha em referência a Toronto 2015. Só tenho que agradecer a atletas, técnicos, que se esforçaram muito, além do COB, por tudo o que tem feito por nós. A Caixa é nossa principal patrocinadora e está sempre presente. Tenho de agradecer também à Nike, nossa fornecedora de material esportivo. Muitos atletas chegaram ao recorde pessoal ou à melhor marca do ano aqui. Enfim, agradecer ao departamento médico que deixou o Darlan Romani em condições de ganhar o ouro no peso, mesmo doente, lamentar a infelicidade do Gabriel nos 110 m com barreiras. Quero lembrar o empenho de todos os funcionários da CBAt, do Conselho de Administração como o Wlamir Motta Campos, meu vice-presidente, e ao nosso diretor executivo Martinho Santos.”

No quadro geral de medalhas do atletismo, o Brasil ficou em segundo lugar, com 16 medalhas (6, 6 e 4). O primeiro lugar terminou com os Estados Unidos, com 33 (7, 14 e 12). A Jamaica ficou em terceiro, com 17 (6, 5 e 6), seguido do Canadá, em quarto, com 15 (5, 6, 4) e de Cuba, com 9 (5, 2, 2).

 

Medalhas do Brasil no Pan de Lima

Ouro

Darlan Romani – arremesso do peso

Alison dos Santos – 400 m com barreiras

Ederson Pereira – 10.000 m

Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André Camilo de Oliveira – 4×100 m masculino

Andressa Moreira Fidelis, Vitória Rosa, Lorraine Martins e Rosangela Santos – 4×100 m feminino

Altobeli Santos da Silva – 3.000 m com obstáculos

 

Prata

Caio Bonfim – 20 km marcha atlética

Altobeli Santos da Silva – 5.000 m

Andressa Oliveira de Moraes – lançamento do disco

Paulo André Camilo de Oliveira – 100 m

Vitória Rosa – 200 m

Augusto Dutra – salto com vara

 

Bronze

Erica Rocha de Sena – 20 km marcha atlética

Fernanda Borges – lançamento do disco

Vitória Rosa – 100 m

Eduardo de Deus – 110 m com barreiras

 

Veja mais: Brasil domina a vela e garante medalhas em todas as categorias neste sábado

 

 

Por: Valdeir Militão  |  Foto de destaque: Wagner Carmo/CBAt

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram