Atletismo brasileiro conquista três medalhas nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Altobeli Santos, Andressa de Morais e Fernanda Borges ficaram com as medalhas do Brasil; nos 100m rasos, Rodrigo Nascimento e Paulo André avançam bem para a final

Nesta terça-feira (06), primeiro dia das provas de atletismo no Estádio Atlético de Lima, foi de medalhas para o Brasil, emoção em provas de alto nível, dois brasileiros liderando a semifinal dos 100m rasos e primeira medalha da história de um país. Andressa Morais e Fernanda Borges fizeram dobradinha no lançamento de disco feminino com prata e bronze para o Brasil. Nos 5000m, Altobeli da Silva brilhou prateado.

Lançamento de disco feminino

Andressa Morais vem lutando para ficar entre as melhores do mundo tem alguns meses, mas tinha pela frente as cubanas Denia Caballero e Yaimé Pérez, líderes do ranking mundial. A paraibana Andressa esqueceu que havia favoritas e acertou um belo lançamento de 65.98m, recorde pessoal, para sair na dianteira da prova. Fernanda Borges marcou 62.23 e ficou com a terceira posição, colocando pressão na cubana Caballero, bronze na Rio 2016, que vinha na quarta colocação. Yaimé Pérez vinha na segunda posição a prova inteira, mas a líder do ranking mundial com 69.39m, acertou o último lançamento, colocou o disco em 66.58m e garantiu o ouro e recorde pan-mericano. Denia Caballero queimou o último lançamento e assegurou a dobradinha brasileira no pódio.

Medalha nos 5000m masculino

Altobeli Santos ficou com a prata na prova de 5000m masculino. Ele tinha a segunda melhor marca de entrada e lutou até o final pela medalha. O americano favorito ao ouro Josef Tessema ficou apenas em oitavo. O ouro ficou com o mexicano Fernando Martinez (13:53.87) e o bronze foi para o chileno Carlos Días (13:54.43), que ficou um décimo de segundo atrás do brasileiro.

Semifinais 100m rasos

Na prova feminina, Vitória Rosa marcou o tempo de 11.40s e passou com o terceiro melhor tempo para a final. A jamaicana Elaine Thompsom ficou com a melhor marca: 11.36.

Entre os homens, os brasileiros seguem na saga para baixar dos 10s e derrubar o recorde mundial. Rodrigo Nascimento avançou em primeiro para a final com o tempo de 10s27, seguido de Paulo André que marcou 10.29. A final será nesta quarta-feira (07).

Mais Brasil no atletismo

Dono do quinto melhor tempo do mundo no 400m com barreiras, Alison “Piu” Santos avançou na segunda posição para a final da prova. Na eliminatória, Piu terminou em segundo na sua bateria com a marca de 49.74, mas soltando bastante no final dos 100m. Fazendo muita força, Juander Aquino (DOM) fez 49.44 e passou para a final em primeiro.

No decatlo masculino, prova que reúne dez competições diferentes, o Brasil terminou o primeiro dia na sexta posição com Jefferson Santos totalizando 3932 pontos. Na primeira posição vem o recordista Pan-Americano Damian Warner (CAN), com 4499 pontos, seguido do também canadense Pierce Lepage (4418 pontos).

Outras finais

No lançamento de disco entre os homens deu o esperado. Ouro e prata para a Jamaica com Fedrick Dacres (67m68) e James Smikle (65m02). Reginald Jagers III (USA) lançou a 64m48 e ficou com o bronze. De quebra, o jamaicano Dacres bateu o recorde Pan-Americano.

Ouro para Natasha Wodak (CAN) nos 10000m metros feminino. Ela voou com 31:55.17 e quebrou o recorde das Américas. Prata para Risper Gesabwa (31:59.00) do México, e o bronze ficou também para o Canadá, com 32min13s34, de Rachel Cliff.

Ouro inédito nos Jogos Pan-Americanos

A noite foi de alegria para um pequeno país com 60 ilhas no meio do Oceano Pacífico. Para as Ilhas Virgens Britânicas, cercadas pelas águas do Caribe e acostumadas com esportes no mar, como surfe e vela, a primeira medalha na história dos Jogos Pan-Americanos pode ser surpresa, porém não para a atleta. Chantel Malone, do salto em distância, vem com a sexta melhor marca do mundo e acabou campeã Pan-Americano em Lima. Ouro para virginense com um salto de 6.68m, prata para Keturah Orji (USA) com 6,66m e bronze para Tissanna Hickling com 6,59m.

Por: Danilo Goes

Foto de destaque: Divulgação/COB

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram