1987 – Uma vitória para a história

A vitória da seleção brasileira de basquete em 1987, no Pan de Indianápolis, ainda é um dos momentos mais gloriosos do esporte brasileiro

A seleção estadunidense de basquete é temida. Isso é um fato. O aproveitamento do time norte-americano é espetacular. Em 1987, já era assim. O Pan seria disputado em território americano, precisamente, em Indianápolis. E o favoritismo da equipe dos Estados Unidos era grande, apesar de a seleção contar, apenas, com jogadores universitários. Mas os atletas já eram considerados maduros. David Robinson era a principal joia do time da casa.

Leia Também: Equipe de Rugby é selecionada para o Pan-americano de Lima 2019

Durante a campanha, o Brasil construiu vitórias contundentes. E somente uma derrota.

Brasil 110 x 79 Uruguai
Brasil 100 x 99 Porto Rico
Brasil 103 x 98 Ilhas Virgens
Brasil 88 x 91 Canadá
Brasil 131 x 84 Venezuela
Brasil 137 x 116 México
Brasil 120 x 115 Estados Unidos

A final já era encarada como um desafio árduo para a seleção de Ary Vidal. Alguns placares dilatados já evidenciavam o estilo inovador da seleção do Brasil. Um time que arriscava muito da linha dos três pontos. Que não tinha medo de praticar um jogo mais ousado.

O primeiro tempo da decisão foi complicado. A seleção foi para o vestiário perdendo por 16 pontos. 68 a 54 para os donos da casa. Na volta, Ary deu o aval para Oscar e Marcel, as principais referencias técnicas do time, chutarem de três. E o pedido foi atendido. O Brasil virou a partida fazendo 35 pontos no segundo tempo só em tentativas de bolas de três. O time dos Estados Unidos anotaram apenas 11. E a diferença, que bateu nos 20 pontos, foi gradualmente reduzida. Oscar e Marcel quentes no jogo, O Mão Santa, apelido de Oscar, terminou a partida com incríveis 47 pontos. Marcel, 31.

E a seleção que não havia perdido em casa, perdeu. Os Estados Unidos, estavam a 34 partidas invictas. Mais uma marca quebrada pela seleção brasileira. Os Estados Unidos nunca havia permitido mais de 100 pontos a um adversário jogando como mandante, tomou 120 do Brasil. E o Ouro do Pan-Americano foi para a seleção de Ary, Oscar, Marcel, André, Gerson, Israel, Pipoka, Guerrinha, Maury, Paulinho Villas Boas, Cadum, Rolando, Silvio.

A seleção brasileira de basquete ganhava o ouro contra os Estados Unidos!

 

Foto de destaque: CBB

Por: William Faria

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram