Brasileiros estreiam no Pan-americano de Judô

Atletas disputam o torneio visando os Jogos Pan-americanos que acontece ainda em 2019

Nesta quinta-feira, 25 de abril, começou o Pan-Americano de Judô em Lima, Peru, organizado pelo Confederação Pan-Americana de Judô. Este torneio é uma preparação para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados também no Peru, ainda nesse ano. A confederação Brasileira de Judô (CBJ) participa da competição que acontecerá até domingo 28 de abril.

Leia também: Pedidos de dispensa da seleção feminina de vôlei preocupa comissão técnica

O torneio é composto por atletas de confederações pan-americanas de judô de 26 países, incluindo países da (América do Norte e América Central) que se prepararão para os Jogos Pan-americanos desse ano.

Atletas Brasileiros que disputaram o Pan-americano de Judô. (Foto: Divulgação CBJ)

 

Resultados do primeiro dia:

Alguns dos atletas brasileiros chegaram as finais, como: Nathália Brígida, que venceu três lutas nesse primeiro dia de competição e levou a medalha de prata, perdendo na decisão para a argentina Paula Pareto.

Outro atleta brasileiro que garantiu a medalha de prata foi Rafael Takabatake. Ele perdeu na final para o atual campeão Pan-americano Lenin Preciado, do Equador.

Sarah Menezes também garantiu uma medalha para a equipe brasileira de Judô. A atleta levou a medalha de bronze contra Luz Olvera, do México, por Waza-ari.

Já Larissa Pimenta ganhou medalha de ouro após derrotar Angelica Delgado, do EUA, por IPPON.

Daniel Cagnin alcançou o lugar mais alto do pódio ao vencer Juan Postigos, do Peru, por IPPON. E assim garantiu seu 1° título de Pan-americano.

Derrotada pela atleta canadense, Christa Deguchi, que venceu por IPPON, Rafaela Silva não conseguiu conquistar o ouro e ficou com a medalha de prata. Confira o que ela falou sobre seu desempenho na competição.

 

Ranking e fases de preparação para os Jogos Pan-americanos

O torneio distribuirá 700 pontos no ranking Mundial e 500 para o ranking Pan-Americano. A classificação para os Jogos Pan-americanos de 2019, no Peru, se dará pela lista dos melhores ranqueados nas Américas.

O campeonato distribui 500 pontos para os vencedores no ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos de Lima. Além dessa competição, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores em cada categoria de peso, na listagem continental, após a Copa Pan-Americana, classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

A Confederação Brasileira de Judô selecionou os 18 melhores atletas para o torneio. Desses 18 chamados, 16 já foram medalhistas em edições anteriores. E alguns já conseguiram êxito nas Olimpíadas: Rafaela Silva (medalhista de ouro) , Sarah Menezes (medalhista de bronze) e Rafael Silva (medalhista de bronze).

 

Confira a lista de atletas escolhidos pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para representar o Brasil no torneio

Atletas Femininos:

Nathália Brígida (26 anos), Sarah Menezes (29 anos), Larissa Pimenta (20 anos), Rafael Silva (26 anos), Alexia Castilhos (24 anos), Maria Portela (31 anos), Mayra Aguiar (27 anos), Beatriz Souza ( 20 anos) e Maria Suelen Altheman ( 30 anos).

 

Atletas Masculinos:

Eric Takabatake (28 anos), Daniel Cargnin (21 anos), Lincoln Neves (23 anos), David Lima (21 anos), Eduardo Yudy Santos (24 anos), Rafael Macedo (24 anos), Leonardo Gonçalves (23 anos), Rafael Silva “Baby” (31 anos) e David Moura (31 anos).

 

Continue lendo: Hugo Calderano vence indiano e está nas oitavas do Mundial de Tênis de Mesa

 

 

Por: Igor Oliveira |  Foto de destaque: Divulgação CBJ

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram