Sem Retranca: é feio comemorar?!

Saudações aos amantes da bola! Escrevo aqui minha coluna de estreia, um irrecusável convite dos meus queridos alunos do Tabela Carioca não poderia passar em branco, ou melhor, não poderia passar sem gols. Batizo a coluna com o sugestivo nome “Sem Retranca”, sendo assim, vamos ao ataque!

Se tem algo que me incomoda profundamente, de um tempo pra cá, no futebol jogado nos gramados brasileiros, é a não comemoração dos gols feitos por jogadores contra o seu ex-clube. Alguns boleiros quase que chegam a pedir desculpas depois de balançar as redes. Tudo em nome do respeito ao antigo time. Mas e o respeito ao atual? Não rola? Não precisa ir provocar a torcida adversária mas comemorar junto com sua torcida é o maior sinal de respeito. Respeito a quem? Ao futebol e à emoção. Futebol e emoção não podem deixar de jogar juntos. Jamais!

Enfim, como vários jogadores passam, às vezes, apenas meia temporada em cada clube, chegamos à rápida conclusão de que em breve ninguém comemorará mais os gols. Chatice pura! Lembro-me como se fosse hoje do longínquo sábado de carnaval, em 1975, da estreia do Rivelino com a camisa do tricolor carioca contra o seu ex-time, o Corinthians, onde ele havia jogado por mais de dez anos. Sim, eu estava lá no outrora maior do mundo, o nosso maraca. Apesar de ter a Estrela Solitária no peito, fui assistir ao grande jogo. Aliás, era comum, antigamente, torcedores de outros times assistirem os jogos dos seus rivais, tudo em nome do bom futebol. Coisa rara hoje em dia. Mas voltemos à partida. O Flu sapecou um 4 x 1 no Curingão, com três gols do Rivelino, que comemorou todos eles como se fossem gols de um título mundial. Detalhe: o jogo era um simples amistoso.

Tempos outros. Bom, termino por aqui. Até a próxima coluna!

 

 

Por: José Antonio Gatti

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram