CBTKD define seleção que vai representar o Brasil no Pan-Americano

Seleção vai para Lima após conquistar pela primeira vez cinco medalhas no Mundial de Taekwondo

 

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) divulgou nessa quinta-feira (5) a lista de atletas convocados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Com representantes em todas as categorias a equipe estará completa e 100% renovada, com oito estreantes. Os combates serão realizados entre os dias 27 e 29 de julho.

A seleção feminina é formada por Talisca Reis (até 49 kg), Rafaela Araújo (até 57 kg), Milena Titoneli (até 67 kg) e Raiany Fidelis Pereira (acima de 67 kg). A masculina conta com Paulo Ricardo Melo (até 58 kg), Edival Pontes – Netinho (até 68 kg), Ícaro Miguel (até 80 kg) e Maicon Andrade (acima de 80 kg). A equipe multidisciplinar é formada pelos treinadores Clayton dos Santos e Diego Ribeiro, Paula Avakian – analista de desempenho e Natália Falavigna – coordenadora técnica e chefe de equipe.

“Hoje o Brasil vai ao Pan-Americano com uma equipe forte e confiante. Seremos representados pelos atletas que tiveram as melhores campanhas internacionais e alcançaram boas colocações nos rankings mundial e Olímpico, nas últimas temporadas. Os critérios de convocação seguiram o regulamento, disponibilizado no site ainda em 2018, em que 70% da avaliação tem como base o índice de desempenho, em cada categoria, e os outros 30% a comissão técnica analisou critérios técnicos, táticos e físicos”, declarou Natália Falavigna.

 

O Taekwondo brasileiro soma 14 medalhas em Jogos Pan-Americanos, com duas conquistas de ouro, 4 de pratas e 8 de bronze.

Com média de 24 anos, a equipe brasileira conta com atletas experientes e que já alcançaram expressivas conquistas internacionais, como o vice-campeão mundial, Ícaro Miguel, e o medalhista de bronze no mundial de Manchester 2019 e nos Jogos Rio 2016, Maicon Andrade.

Ainda no Campeonato Mundial de Manchester, realizado em maio, Paulo Ricardo Melo e Milena Titoneli também subiram ao pódio, na terceira colocação de suas categorias.

Nos Jogos Pan-Americanos são disputadas as categorias de peso olímpicas e o campeão somará 40 pontos no Ranking Olímpico. Os cinco primeiros colocados do Ranking Olímpico, ao final da temporada 2019, conquistam vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As demais vagas serão definidas nos torneios classificatórios continentais.

Nesta edição será a estreia do Poomsae nos Jogos, mas o Brasil não terá representante.

Na edição anterior, Toronto 2015, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze, com Iris Tang Sing e Raphaela Galacho, nas categorias até 49 e acima de 67 quilos, respectivamente.

 

Treinamento no Rio de Janeiro

Antes do embarque para Lima, a Seleção Brasileira realizará período de treinamento integrado no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 30 de junho. Nesta semana o grupo brasileiro que irá ao Pan-Americano está em Roma para competir no Grand Prix, com exceção de Raiany Fidelis.

 

Seleção Brasileira:

Talisca Reis (até 49 kg), 29 anos – 14ª colocada no Ranking Olímpico

Rafaela Araújo (até 57 kg), 28 anos – 20ª colocada no Ranking Olímpico

Milena Titoneli (até 67 kg), 20 anos – Bronze no Mundial Manchester 2019 – 16ª colocada no Ranking Olímpico

Raiany Fidelis Pereira (acima de 67 kg), 25 anos – 43ª colocada no Ranking Olímpico

Paulo Ricardo Melo (até 58 kg), 22 anos – Bronze no Mundial Manchester 2019 – 22º colocado no Ranking Olímpico

Edival Pontes – Netinho (até 68 kg), 21 anos – 13º colocado no Ranking Olímpico

Ícaro Miguel (até 80 kg), 24 anos – Prata no Mundial Manchester 2019 – 19º colocado no Ranking Olímpico

Maicon Andrade (acima de 80 kg), 26 anos – Bronze no Mundial Manchester 2019 e Bronze nos Jogos Rio 2016 – 19º colocado no Ranking Olímpico

 

Programação Taekwondo em Lima

Dia 27/7

– 58 kg masculino
– 49 kg feminino

Dia 28/7

– 68 kg masculino
– 57 kg feminino

Dia 29/7

– 80 kg masculino
– 67 kg feminino
+ 80 kg masculino
+ 67 kg feminino

 

 

Por: Valdeir Militão  |  Foto de destaque: Divulgação/CBKTD

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram