Apito Copeiro – Agora é mata-mata. Saiba tudo sobre a última rodada da fase de grupos da Libertadores

A libertadores está prestes a iniciar sua fase mais competitiva: O mata-mata. 16 times brigando em campo buscando a glória eterna. Raça, sangue e suor não podem faltar

A sexta rodada

Na ultima rodada, 10 classificados já estavam definidos: Internacional, Cruzeiro, Cerro Porteño, Libertad, Olímpia, Nacional, River Plate, Athletico Paranaense, Palmeiras e San Lorenzo.  No entanto, alguns ainda buscavam o primeiro lugar do grupo, caso de Palmeiras e San Lorenzo que se enfrentaram na Allianz Arena, onde o Alviverde se saiu melhor pelo placar de 1 a 0.

Leia também: Com nove derrotas seguidas, Seleção Feminina chega em crise política para a Copa do Mundo

Outro brasileiro que também visava a primeira posição no grupo era o Athletico Paranaense, que foi até a Bombonera enfrentar o Boca Juniors e acabou derrotado de virada, perdendo a chance do primeiro lugar que ficou com o adversário argentino.

Além do Boca Juniors, outros cinco times ainda não tinham sua vaga assegurada, e isso aconteceu na última rodada. No grupo B, o Emelec precisava apenas vencer para se classificar, mas tinha o Cruzeiro pela sua frente, o melhor brasileiro até então. Mesmo assim, a equipe do Emelec soube jogar na casa do time celeste, venceu por 2 a 1 e carimbou o passaporte para as oitavas.

Pelo grupo C, a disputa era ainda mais acirrada: todos ainda tinham chance de classificação. No confronto direto entre Godoy Cruz e Universidad Concepción, quem levou a melhor foi o time argentino, em seus domínios, bateu a equipe chilena por 1 a 0 e garantiu a classificação. O Olímpia, já tinha a vaga assegurada, enfrentou o Sporting Cristal e perdeu em casa. No entanto, a derrota não foi capaz de tirar a primeira posição do time Paraguaio, além de não ajudar o time peruano, devido a vitória do Godoy.

Pelo Grupo D, foi teste para cardíaco! Flamengo, Peñarol e LDU terminaram com 10 pontos cada, e a classificação foi decidida pelo saldo de gols. O rubro-negro precisava apenas empatar, no estádio Campeón del Siglo contra o Peñarol, para se garantir na próxima fase e foi o que fez. Um jogo com muitas chances desperdiçadas pela equipe visitante culminou no 0 a 0 após o apito final. Já no Equador, a LDU precisava fazer o dever de casa e torcer para o outro jogo ao menos empatar, e conseguiu. A LDU não viu o adversário em campo e atropelou o San José por 4 a 0, garantindo a segunda posição do grupo e eliminando o Peñarol.

No grupo H, o Grêmio era o brasileiro com melhor recuperação e precisava de um empate dentro de casa para ir ao mata-mata, o tricolor gaúcho fez melhor: dominou a Universidad de Chile e venceu por 2 a 0. O Grêmio terminou em 2° e a equipe chilena se classificou para a sul-americana na 3° colocação.

Classificação final da fase de grupos da Libertadores:

Tradição brasileira

Desde 2013, pelo menos cinco brasileiros se classificam para a segunda fase da Libertadores, a exceção foi em 2014 quando apenas três equipes chegaram ao mata-mata. Dessa vez, não foi diferente, das sete vagas disponibilizadas pela Conmebol, apenas duas equipes não conseguiram passar de fase. O São Paulo, na fase preliminar foi a grande decepção brasileira na competição deste ano, e o Atlético Mineiro, com muita expectativa só conseguiu a vaga na sul-americana depois de uma péssima primeira fase, tendo vencido apenas dois jogos. Coincidência ou não, as duas equipes brasileiras que não se classificaram foram as que ficaram com as últimas vagas no campeonato brasileiro de 2018, tendo que passar pela fase preliminar.

A maior decepção do continente, foi o Atlético Júnior, de Barranquilla, a equipe atual vice campeã da copa sul-americana e campeã do campeonato Colombiano terminou lanterna no grupo em que tinha o Palmeiras, San Lorenzo e Melgar. O time colombiano não faz uma grande temporada, e a torcida já começa a pegar no pé do treinador.

Merecem destaque

Os times que merecem destaque nesta competição são três brasileiros e um paraguaio. Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e Cerro Porteño fizeram uma excelente fase de grupos. Além da primeira posição, eles demonstraram bom futebol e foram os melhores colocados no geral.

Com todas as posições definidas, os confrontos serão definidos através de um sorteio na sede da CONMEBOL, em Luque (Paraguai). O sorteio dividirá as equipes por classificação: primeiros colocados e segundos colocados. Sendo os primeiros no pote 1 e os segundos no pote 2.

O mando de campo já foi definido: todas as equipes do pote 1 jogarão a partida de volta com o mando.

O sorteio acontecerá na segunda-feira, 13, às 21h30 horário de Brasília.

Por: Erick Viana e Lucas Sousa | Foto de capa: divulgação Libertadores

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram