Judô: Grand Slam de Baku marca definição da equipe brasileira para o Mundial

Competição começa na próxima sexta-feira (10). Nove melhores brasileiros por gênero classificam-se para o Mundial

 

Após um show de medalhas no Campeonato Pan-Americano de Judô, a seleção brasileira embarca com equipe quase completa para o Circuito Mundial da IJF. No Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, os brasileiros terão a última oportunidade de conseguir pontos no ranking para se classificarem para o Campeonato Mundial, que acontecerá em Tóquio, de 25 a 31 de agosto.

Veja também: CBTA define equipe para os Jogos Pan-Americanos de Lima

A CBJ levará ao último Mundial antes das Olimpíadas os nove melhores brasileiros por gênero, de acordo com o ranking mundial atualizado após o Grand Slam de Baku. Grande parte da equipe já está definida, assegurando a classificação nas competições disputadas até aqui. É o caso de Mayra Aguiar (78kg), que lidera a listagem feminina e David Moura (+100kg), que está na frente entre os homens.

Foram convocados para a disputa no masculino os judocas Felipe Kitadai (60kg/Sogipa/RS), Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/SP), Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros/SP), Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/RS), David Lima (73kg/Sogipa/RS), Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/SP), Rafael Macedo (90kg/Sogipa/RS) e Rafael Buzacarini (100kg/Paineiras do Morumby/SP). Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/SP), que também havia sido convocado, foi cortado da equipe após sofrer uma luxação no ombro direito durante treinamento.

Phelipe aparece na 18ª colocação no ranking mundial – (Foto: Marina Mayorova/IJF)

Para a competição feminina em Baku, a CBJ levará Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/SP), Nathália Brígida (48kg/Sogipa/RS), Eleudis Valentim (52kg/EC Pinheiros/SP), Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/SP), Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/RJ), Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/RS), Ellen Santana (70kg/EC Pinheiros/SP), Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/RS) e Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/SP).

Nesta quinta-feira (9), saíram as chaves do campeonato. No primeiro dia o Brasil terá nove atletas no tatame. Entre as mulheres, Gabriela Chibana e Nathália Brígida, na categoria até 48kg, enfrentam Amber Gersjes (Holanda) e Alexandra Pop (Romênia) respectivamente. Se avançar da primeira luta, Gabriela enfrentará a campeã mundial de 2014 e medalhista de bronze na Rio 2016, Ami Kondo (Japão). Ainda no primeiro dia, Eleudis Valentim (52kg) enfrenta Anna Kazyulina (Cazaquistão) no primeiro embate. Também na categoria até 52kg, Larissa Pimenta luta contra uma adversária melhor qualificada. Ela enfrentará a espanhola Estrella Lopez Sheriff. Na 57kg, nossa campeã olímpica Rafaela Silva, fica de bye na primeira luta e espera a vencedora da disputa entre Sabrina Filzmoser (Áustria) e Marica Perisic (Sérvia). Entre os homens, Felipe Kitadai (60kg) e Phelipe Pelim (60kg) lutam contra Orkhan Safarov (Azerbaijão) e Samet Kumtas (Turquia), respectivamente. Na categoria até 66kg Charles Chibana enfrenta o azeri Ibrahim Aliyev, já na segunda rodada. Quem também enfrentará um atleta da casa é o Daniel Cargnin (66kg), que medirá forças contra Ilkin Babazada, também na segunda rodada.

As preliminares acontecem a partir das 3h e as finais às 10h (horário de Brasília), sempre com transmissão da Ippon TV.

A confirmação oficial dos atletas classificados e convocados para o Campeonato Mundial de Tóquio 2019 será divulgada pela CBJ na segunda-feira, 13, após a atualização do ranking IJF.

 

Leia também: Brasileirão A2: Fluminense se garante entre os 16 e se classifica para segunda fase

 

Por: Danilo Goes |  Foto de destaque: Rafal Burza

You May Also Like

One thought on “Judô: Grand Slam de Baku marca definição da equipe brasileira para o Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram